quarta-feira, 24 de março de 2010

Cortadores de cana iniciam requalificação profissional no centro-oeste paulista

Trabalhadores rurais que atuam no corte manual da cana-de-açúcar na região de Lençóis Paulista e Bauru iniciaram, nesta segunda-feira (22/03), a primeira etapa do curso para se tornarem mecânicos de máquinas colhedoras de cana. As aulas, que integram o Projeto Renovação, a maior iniciativa de requalificação de trabalhadores da cana já realizada pelo setor sucroenergético brasileiro, terão duração de um mês e serão ministradas nas dependências do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de Lençóis Paulista.

O objetivo do Renovação é treinar e requalificar até sete mil trabalhadores por ano, tanto os que atuam em operações manuais de cana de açúcar quanto integrantes das comunidades onde estão as usinas. Todos serão treinados para atividades dentro das usinas ou em outros setores da economia onde haja demanda. A iniciativa foi desenvolvida pela UNICA em parceria com a Federação dos Empregados Rurais Assalariados do Estado de São Paulo (Feraesp), com apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e patrocínio das empresas Syngenta, Case IH e John Deere.

Para a assessora de responsabilidade social corporativa da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), Maria Luiza Barbosa, o Renovação é de fundamental importância para o crescimento da indústria da cana: “A relevância cresce muito em função das novas perspectivas de produção da cana, que englobam questões ambientais e de inovação tecnológica, como é o caso da mecanização da colheita,” observou.

Cerca de 40 trabalhadores ligados à usina São Manoel e a cinco unidades do Grupo Cosan, empresas associadas à UNICA, participaram do evento de lançamento, realizado na sede do Senai em Lençóis Paulista. No Estado de São Paulo, onde mais de metade da colheita da cana já é feita com máquinas, existem atualmente cerca de 140 mil cortadores manuais de cana. A atividade canavieira é um dos setores que mais geram empregos diretos no Brasil, somando cerca de 840 mil vagas em todo o país.

O cronograma completo dos cursos que fazem parte da agenda do Projeto para a região de Lençóis Paulista e Bauru terá duração total de quatro meses. Em abril, serão oferecidas vagas para a qualificação de mecânico de trator. Em junho, outras turmas farão cursos de eletricista de trator e soldador. No mês seguinte, os trabalhadores terão a oportunidade de aprender a profissão de eletricista de colhedora.


UNICA- União da Indústria de Cana-de-açúcar
23/03/10

Nenhum comentário:

Postar um comentário